Quarta 24 de Abril de 2024

Internacional

CHILE

Chile: Basta de repressão! Paralisação unitária de trabalhadores e estudantes!

05 Aug 2011   |   comentários

Leia abaixo as últimas declarações do Partido dos Trabalhadores Revolucionários, direto do Chile, sobre as grandes mobilizações estudantis.

Acompanhe também em WWW.PTR.CL

Basta de repressão! Paralisação unitária de trabalhadores e estudantes no próximo 9 de agosto!"Que se vayan todos!"

O governo sitiou a cidade com sua polícia, para fazer efetiva sua proibição de marchar por Alameda. Com cassetetes e gás lacrimogênios, detenções e desocupações queriam que o movimento estudantil e os professores abaixassem a cabeça, assim como que os trabalhadores não a levantem. Como bons "pinochetistas", queriam atentar contra os direitos democráticos. Mas isso não foi possível. A manifestação se realizou de todas as maneiras, em diversos pontos de Santiago. Em outras regiões também ocorreram diversas manifestações. O Colégio de Professores e a Confech não retirarm sua convocatória para as 18:30, dividida dos secundaristas. O 4 de agosto fica marcado na história como o dia em que amplos setores do povo desobedeceram a prepotência da direita. Enfrentamentos de rua, e panelaços em bairros tão distintos como Cerro Navia, San Miguel, La Cisterna ou Ñuñoa. O apoio ao movimento é grande. Nos queriam de joelhos mas de novo mostramos nossa força. Temos que retomar os colégios e as Universidades, para seguir até o final em nossa luta pela educação gratuita e contra a repressão, já que os secundaristas e os universitários não estão sozinhos. Que Zalaquett - que anunciou descoupações massivas em Santiago Centro - engula suas palavra. No próximo 9 de agosto, é necessário que à paralisação estudantil se some a classe trabalhadora. A CUT não tem motivos para esperar. Impulsionemos Assembléias Operárias e Populares em todo o país, resolutivas e com delegados mandatados pela base, para organizar um plano de luta até que todos caiam. Fora a direita e que não volte a Concertación! Para isso, lutemos por uma Assembléia Constituinte Livre e Soberana, baseada na mobilização dos trabalhadores e do povo pobre.

Publicado no dia 5 de agosto, por PTR-CcC - Chile

Diante das marchas de 04/08 dizemos: BASTA DE REPRESSÃO
por PTR-CcC - Chile

Uma brutal repressão ordnou o governo de direita de Sebastián Piñera contra a mobilização pelo direito à educação na quinta feira, 4 de agosto. Seus “carbineiros” (policiais) ocuparam Santiago, que parecia estar sob estado de sítio: espancamentos, ameaças com armas de fogo, bombas de gás lacrimogêneo. Centenas foram detidos. Um estudante foi atropelado por um veículo policial e está gravemente ferido. O autoritarismo e a repressão não são algo novo: também era preciso pedir autorização ao governo da Concertación para realizar manifestações e também havia repressão e prisões. Ainda que desta vez tenha sido muito mais brutal. A direita decidiu não autorizar nem mesmo a marcha. Santiago está sob ocupação policial nas ruas. Tudo para impedir o mais elementar direito democrático de se manifestar, porque num novo gesto autoritário decidiram que “já era suficiente de marchas”.

Repudiamos a brutal repressão exercida contra estudantes secundaristas e universitários e contra professores, e nos solidarizamos com sua luta.

Traduzido por Bárbara Zária e Francisco Pontes

Artigos relacionados: Internacional









  • Não há comentários para este artigo