Terça 23 de Abril de 2024

Movimento Operário

ENTREVISTA

Carteiro pede apoio da população à greve dos correios

14 Nov 2014   |   comentários

O site Palavra Operária entrevistou um carteiro em greve, que preferiu não se identificar para não sofrer retaliação por parte da empresa.

O site Palavra Operária entrevistou um carteiro em greve, que preferiu não se identificar para não sofrer retaliação por parte da empresa.

Palavra Operária: Qual o motivo da greve?

Carteiro: A situação nos Correios tem ficado cada vez mais complicada. Estamos sem ampliação do quadro de funcionários já faz 3 anos, o que gera uma enorme sobrecarga de trabalho. Tem unidades com metade do pessoal necessário pra dar conta. Fica pesado, trabalhamos em dobro, mas agente continua.

Pra piorar tem as mudanças que a empresa tem feito no Plano de Saúde, descredenciando hospitais e laboratórios, sendo que às vezes você tá no meio de um tratamento de uma doença adquirida pelo próprio trabalho e fica sabendo que aquela clínica não atende mais no seu convênio. É muito descaso.

Como se não bastasse tudo isso, agora a empresa tá querendo enrolar agente com a PLR. Não pagaram o que deviam de 2013 e querem fazer um acordo de que podemos ficar sem receber a de 2014. Até a justiça já determinou o pagamento da PLR de 2013, deu prazo e tudo e a empresa, nada.

Site Palavra Operária: O que você gostaria de dizer à população sobre a greve que vocês começaram hoje?

Carteiro: Quem presta serviço direto pra população sabe como é difícil fazer greve, porque quando agente cruza os braços pra fazer uma reivindicação, o trabalhador comum é atingido rapidamente. É assim com ônibus, banco e hospital então nem se fala. Aí a empresa, os jornais e os governos aproveitam pra mostrar esse lado da coisa, tentando jogar todo mundo contra a nossa greve. Carta que não chega, conta que atrasa.

Mas cada trabalhador comum que depende de um serviço como o dos Correios tem que ver que do lado de cá também tem trabalhador, que se agente não cruza os braços a empresa não escuta o que falamos, só quer saber de explorar mais e mais.

Por isso é que estamos em greve. Muita coisa errada acumulando, não podemos segurar sozinhos isso. Pedimos à população que sente os impactos da nossa greve que entenda que é uma luta justa e que nos apoie, pois quanto mais forte estivermos, menos tempo precisamos ficar em greve, mostrando pra empresa que somos todos trabalhadores e merecemos respeito e a devida valorização!

Artigos relacionados: Movimento Operário









  • Não há comentários para este artigo