Quarta 24 de Abril de 2024

ESTADUAIS PAULISTAS

Importante ato de lançamento do “Comitê Contra as Punições e a Repressão” na UNICAMP

11 Apr 2011 | Em meio as repressões que ocorrem na UNICAMP, que a partir de sua reitoria vem implementando processos judiciais e criminais contra nove trabalhadores da universidade e também em meio aos ataques frontais ao movimento estudantil com a abertura de cinco sindicâncias (e mais (...)

UNICAMP

A luta da ocupação na moradia deve ser a luta contra o projeto de universidade elitista e repressor!

20 Mar 2011 | Na UNICAMP, um fato alarmante chamou a atenção no último dia 3/3: a PM invadiu a moradia com dezenas de policiais com escopetas e bombas, cumpriu seu mandado de reintegração de posse reprimindo estudantes ocupados em uma casa da moradia – que estavam em protesto contra a política (...)

A REITORIA DA UNICAMP COMEÇA O ANO ATACANDO ESTUDANTES E TRABALHADORES

Todo apoio a luta da moradia na Unicamp! Basta de repressão! Vagas e bolsas para todos que necessitam!

04 Mar 2011 | Na última quinta, com um forte aparato policial, a reitoria da Unicamp buscou desalojar estudantes da moradia. Essa é a resposta do governo do Estado e seus represenantes: ao invés de garantir vagas e condições para moradia e estudo, usam a polícia para reprimir aqueles que se (...)

ORGANIZAR UMA FORTE CAMPANHA EM DEFESA DOS LUTADORES!

Unicamp inicia o ano letivo reprimindo os lutadores da greve de 2010

23 Feb 2011 | Mal teve início o ano letivo e tomamos conhecimento de uma nova ofensiva da Reitoria da Unicamp contra os lutadores desta universidade, agora processando judicialmente nove funcionários que participaram da greve ocorrida no primeiro semestre do ano passado. Dentre estes (...)

EXPLOSÃO EM INDÚSTRIA EM PAULÍNIA

Três operários assassinados pelo lucro

07 Nov 2010 | Na manhã da última quarta-feira, 4 de novembro, ocorreu um grave acidente na Fênix Lubrificantes, indústria petroquímica de Paulínia. Uma explosão seguida de incêndio no setor de clarificação de óleo tirou a vida na hora de um jovem de 25 anos, Valdemir Cabral. Além dele, mais 2 (...)

Nessa terça, debate na Unicamp com Christian Castillo

25 Oct 2010 | Crise econômica e mobilizações na frança: um novo maio de 68? Debate com Christian Castillo, professor da UBA - Universidade de Buenos Aires e dirigente do PTS - Partido de los Trabajadores Socialistas; e Iuri Tonelo, estudante de Ciências Sociais na Unicamp e membro do conselho (...)

CAMPINAS

Lançamento da Casa de Cultura e Política Hermínio Sacchetta

17 Sep 2010 | Na noite de 17 de setembro de 2010, sexta-feira, cerca de 150 pessoas presenciaram o lançamento da Casa de Cultura e Política Hermínio Sacchetta. Amontoados no pequeno espaço alugado na Avenida Anchieta número 51, Centro de Campinas, jovens estudantes secundaristas, (...)

Terceirização e precarização do trabalho na Unicamp: as duas faces do mesmo processo

04 Sep 2010 | A terceirização que presenciamos nas universidades públicas é a expressão mais evidente de privatização do espaço e dos serviços públicos, pois significa a possibilidade, prática e legal, da iniciativa privada lucrar na mesma medida em que precariza o (...)

Unicamp é um inferno para quem não é filho do pai.

03 Sep 2010 | A terceirização começou, na Unicamp, com uma fundação, a FUNCAMP, que nasceu para aplicar dinheiro na ciranda financeira. Era dentro da lei, parece. Mas profundamente imoral, com certeza. Era a terceirização via jeitinho (...)

É possível e necessário lutar contra a terceirização!

02 Sep 2010 | Por um bom tempo se pensou, de forma pessimista, que as grandes transformações produzidas no mundo do trabalho pela terceirização tornariam muito improvável o desenvolvimento de grandes lutas envolvendo os trabalhadores que se encontravam frente a essas novas e grandes (...)

A terceirização escraviza, humilha e divide!

01 Sep 2010 | A opressão das mulheres, anterior ao capitalismo, tem sua funcionalidade para os governos e patrões para manter as mulheres trabalhadoras escravas da superexploração capitalista, com os salários mais baixos, trabalhos mais precarizados, além da dupla jornada de (...)

BOLETIM UNICAMP

Campanha contra a precarização e a terceirização do trabalho

13 Aug 2010 | Frente ao chamado do Centro Acadêmico de Ciências Humanas(CACH) do IFCH/Unicamp por uma campanha contra a terceirização, nós da LER-QI escrevemos este Boletim na perspectiva de contribuir com o debate sobre a terceirização e a precarização do trabalho e ajudar na mobilização de (...)

BASTA DE HOMOFOBIA

Ato em Campinas repudia o assassinato de Camille e protesta contra a homofobia

12 Aug 2010 | No último dia 07, cerca de 200 pessoas saíram às ruas de Campinas contra a violência homofóbica, devido o brutal assassinato de Camille, travesti que foi espancada até a morte.

DEBATE NA UNICAMP

Na UNICAMP, LER-QI debate estratégia com João Bernardo, MST e MTD

01 Aug 2010 | Na última segunda-feira (9) ocorreu na UNICAMP um debate na ex-cantina do Instituto de Artes, que se encontra abandonada. Por iniciativa de alguns estudantes, promoveu-se uma ocupação deste espaço, no intuito de promover atividades culturais e debates. – LEIA TAMBÉM: O QUE É (...)

ASSASSINARAM ATIVISTA DO MOVIMENTO LGBTT

Todos ao ato dia 7/08 em Campinas! Por Camille gritamos: Basta de violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais!

27 Jul 2010 | É neste Brasil de Lula e Dilma, que seu governo tenta aparecer enquanto aliado do movimento LGBTT, que se assinou um acordo com o Vaticano para implementar novamente um ensino religioso nas escolas, enquanto adolescentes e mulheres continuam morrendo na clandestinidade do (...)

VIOLÊNCIA

Não podemos nos calar diante do assassinato de Camille: basta de violência contra as lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais em Campinas!

27 Jul 2010 | Neste último sábado, dia 24 de julho, ocorreu mais uma demonstração brutal de violência contra uma travesti na cidade de Campinas, desta vez, contra uma ativista do grupo Identidade do movimento LGBTT. Camille (foto) foi encontrada pela polícia de calcinha com o corpo desfigurado (...)

CAMPINAS

Greve na Unicamp: oposição à burocracia do PCdoB fortalece o movimento

09 Jul 2010 | Após anos em que os trabalhadores da Unicamp atuavam enfraquecidos em relação ao conjunto das universidades estaduais paulistas; este ano a greve dos funcionários da Unicamp adquiriu um caráter especial e novo em relação às greves (...)

UNICAMP

Departamento de Ciencia Política do IFCH apóia a greve

21 Jun 2010 | "Os professores do Departamento de Ciência Política vêm a público manifestar sua solidariedade à greve dos funcionários das universidades estaduais paulistas e conclamar os reitores a retomar as negociações para que o atual impasse possa ser (...)

UNICAMP EM GREVE: DEBATE SOBRE OPRESSÃO E EXPLORAÇÃO DAS MULHERES

Atividade de greve com exibição do filme "Pão e Rosas" seguido de debate sobre opressão e exploração. Com a participação das trabalhadoras em greve da USP, UNESP e UNICAMP

10 Jun 2010 | Sexta-feira (11/06), às 10h30 no Auditório 1 do IFCH/ UNICAMP Exibição do filme Pão e Rosas, do diretor Ken Loach, seguido de debate sobre a opressão e exploração das mulheres com trabalhadoras em greve da USP, UNESP e (...)

Unicamp

Entrevista com Mário “Bigode”

02 Jun 2010 |

DEBATE SOBRE A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA

Discussão na Unicamp reuniu ativistas em debate sobre projeto de universidade.

01 Jun 2010 | Com a presença de Mário e Toninho falando pelos funcionários, Kiko pelo STU e Tatiana pelo CACH, foi um debate plural que aprofundou a discussão sobre a autonomia universitária e suas limitações.

NA UNICAMP

Trabalhadores debateram a terceirização

01 Jun 2010 | Entre os debates que vemos nas universidades em tempos de greve, chamou a atenção o ocorrido na manhã do dia 25/05, na UNICAMP: isto porque tratava de um dos aspectos fundamentais dos ataques burgueses à classe trabalhadora no último período, a saber, o fenômeno da (...)

Mais publicações: