Sábado 20 de Abril de 2024

DEBATE

“Repressão na ditadura e reorganização da esquerda” na calourada do IFCH/Unicamp

06 Apr 2012 | Com Marcelo Ridenti, professor de sociologia da Unicamp, Alvaro Bianchi, professor de política da Unicamp e militante da PSTU e Val Lisboa, metroviário e dirigente da LER-QI, e cerca de 80 estudantes do IFCH, realizou-se o importante debate “repressão na ditadura e reorganização (...)

CAMPINAS

150 merendeiras terceirizadas tomaram as ruas de Campinas

16 Jan 2012 | Nessa última sexta, 13 de janeiro, cerca de 150 merendeiras terceirizadas das creches e escolas municipais, estaduais e Unicamp tomaram as ruas do centro de Campinas junto a seus filhos e chamaram a atenção de quem passava com um forte ato em protesto pelo pagamento de seus (...)

UNICAMP

Forjar um movimento estudantil combativo e pró-operário para questionar a universidade de classe

24 Nov 2011 | É com a garra dos trabalhadores da Unicamp nesta greve histórica e aprofundando a importante volta do movimento estudantil pró-operário do IFCH que se manifesta em outros institutos, que devemos nos unificar com os estudantes da USP em luta e construir uma forte campanha pela (...)

GREVE HISTÓRICA DOS TRABALHADORES DA UNICAMP

Fortalecer o apoio estudantil e contribuir para superar toda a herança do velho sindicato governista

24 Nov 2011 | A greve dos trabalhadores surgiu com uma força bastante viva, fora da data-base e buscando colocar de pé uma grande luta para retomar a isonomia, em oposição ao período precedente de anos em que o sindicato era dirigido pelo governismo do PCdB. Os trabalhadores vêm demonstrando (...)

GREVE DA UNICAMP

Entrevista com Guilherme, trabalhador em greve da DGA da Unicamp, sobre os conflitos na Unicamp e na USP

14 Nov 2011 | O projeto de privatização e precarização do trabalho das reitorias da USP, UNESP e UNICAMP é o mesmo. Para implementá-lo elas precisam destruir qualquer postura crítica dentro das universidades. E as armas que usam são a repressão e o medo – a PM, os processos judiciais e (...)

Estudantes da Unicamp se manifestam contra a repressão policial na USP e em caravana irão ao ato pelo FORA PM da USP! em São Paulo

10 Nov 2011 | ncendiados a partir destes eventos recentes e moralizados com a reposta dos estudantes da USP que votaram greve geral estudantil, aproximadamente 150 estudantes seguiram após a assembléia em ato pelas ruas da Unicamp, que se preencheu dos gritos de “Fora PM!”, “São trinta anos (...)

ESTUDANTES DA UNICAMP EM LUTA EM APOIO AOS TRABALHADORES E AGORA TAMBÉM PELA LIBERDADE DOS PRESOS E PELO FORA PM

Sob gritos de "Fora PM! Fora PM!" estudantes do IFCH saem em ato pela Unicamp

08 Nov 2011 |

UNICAMP

Manifesto dos estudantes do IFCH em GREVE em apoio à greve dos trabalhadores da Unicamp

04 Nov 2011 | Nós, estudantes do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, em Assembléia de 1/11, decidimos pela entrada em greve, em solidariedade à luta dos funcionários técnico-administrativos da Universidade por isonomia salarial. – Leia também: – UNIFICAR A GREVE DOS (...)

CONSTRUIR UM FORTE APOIO ÀS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS PARA VENCER!

Unificar a greve dos estudantes do IFCH, a luta dos trabalhadores da Unicamp e pelo FORA PM da USP

03 Nov 2011 | A estratégia para lutar em defesa da educação deve se basear na mobilização para a luta de classes, em primeiro lugar para o triunfo das lutas de estudantes e trabalhadores da educação em curso! – Leia também: – APOIO A LUTA DE CAMPINAS: A GREVE DOS TRABALHADORES DA UNICAMP É (...)

Todo apoio à luta pelo FORA PM da USP!

03 Nov 2011 | Já no dia da repressão, frente à indignação dos estudantes que decidiram ocupar a Administração da FFLCH, o PSOL e o PSTU foram derrotados em sua política de impedir a ocupação. Nesse dia, o DCE, dirigido pelo PSOL, foi repudiado pela assembleia dos estudantes ocupados por ter feito (...)

APOIO A LUTA DE CAMPINAS

A greve dos trabalhadores da Unicamp é legítima, legal e deve triunfar

25 Oct 2011 | Nos comprometemos a seguir a luta dos companheiros da Unicamp aglutinando todos os estudantes da Faculdade de Direito que queiram, a partir de utilizar seus conhecimentos jurídicos, a desmentir as teias jurídicas que o governo e as reitorias se utilizam para atacar os (...)

TRABALHADORES EM LUTA CONTRA A QUEBRA DA ISONOMIA

Todo apoio à greve da Unicamp!

25 Oct 2011 | A greve dos trabalhadores da Unicamp segue forte, e nessa última quarta mais de 500 trabalhadores tomaram o centro de Campinas em um grande ato. Lutando contra a quebra da isonomia salarial, e iniciando uma greve fora da data-base, mostram uma grande disposição na maior luta (...)

É PRECISO COORDENAR AS LUTAR EM CURSO E LUTAR PARA UNIR O QUE A BURGUESIA SEPAROU!

A necessária luta contra a universidade que "explora por excelência"

30 Sep 2011 | No dia 22 de setembro, a Unicamp de súbito encontrou seu restaurante universitários de portas fechadas. Aqueles trabalhadores que sempre ficavam escondidos atrás das esteiras das bandejas resolveram aparecer a público.

UNICAMP

Em Campinas, terceirizados também saem à luta na Unicamp

22 Sep 2011 | Manifestamos todo nosso apoio à paralisação dos trabalhadores terceirizados da EB Alimentos no "Bandeijão" da Unicamp. Leia abaixo a declaração da Juventude às Ruas, assim como a nota de apoio dos diretores do Sintusp Pablito e Solange Conceição, trabalhadores do restaurante (...)

LEVANTAR UM FORTE CAMPANHA CONTRA A REPRESSÃO POLICIAL, EXIGINDO O FIM DA VIOLÊNCIA POLICIAL

Sobre repressão policial em Americana contra ocupação do MST

30 Aug 2011 | Na manhã desta terça-feira, em Americana (sitio Boa Vista), mais de 600 famílias foram reprimidas pela ação de reintegração de posse da polícia militar.

Campinas: ato em solidariedade à luta dos estudantes e trabalhadores chilenos!

25 Aug 2011 | Hoje, dia 25 de agosto de 2011, foi realizado em Campinas um ato em solidariedade à paralisação nacional do Chile

CAMPINAS

Videoconferência com estudantes chilenos aprofunda debate internacional no IFCH-UNICAMP

18 Aug 2011 | “Fantástico, estudantes chilenos estiveram aqui dentro do IFCH”, se referia um estudante à videoconferência que se realizou na Unicamp na última quinta-feira (18/08) : dois estudantes e um jovem professor, todos do Partido dos Trabalhadores Revolucionários (PTR) e ativistas (...)

ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO

A crise de Campinas e o gerenciamento capitalista dos grandes negócios

03 Jun 2011 | Nas últimas semanas, um grande esquema de fraudes, irregularidades e propinas nas licitações públicas em Campinas veio a tona em uma mega-operação do Ministério Público Estadual de São Paulo. Membros do alto escalão do governo, entre eles a chefe de gabinete e primeira-dama da cidade, (...)

MOBILIZAÇÃO ESTADUAL

A greve das ETECs e FATECs

21 May 2011 | Na última sexta-feira, mais de 500 pessoas, dentre professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes do Centro Paula Souza (ETECs e FATECs do estado de São Paulo), participaram do ato em frente à sede da Superintendencia (o órgão de gestão da autarquia), em São Paulo. (...)

LANÇAMENTO DO LIVRO "A PRECARIZAÇÃO TEM ROSTO DE MULHER" NA UNICAMP

"Este é um livro militante"

20 May 2011 | "É um livro militante, e essa é a grande qualidade desse livro, é a força que ele tem para intervir num processo de precarização do trabalho tão contundente e tão evidente quanto é esse da USP" (Paula Marcelino) – MAIS DE 150 PARTICIPAM DE DEBATE CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO NO DIREITO DA (...)

CAMPINAS

A greve das ETECs e FATECs

17 May 2011 | Desde o dia 13 de maio, os professores e os funcionários administrativos das ETEC´s e FATEC´s (Centro Paula Souza) estão em greve, contra o governo Alckimin (PSDB), por um reajuste salarial frente as perdas que tiveram após anos de arrocho (...)

Hoje, 11 de maio, às 17h: lançamento do livro "A precarização tem rosto de mulher" na Unicamp

10 May 2011 | Com esse livro, buscamos reconstruir a história de uma pequena, mas exemplar, luta operária contra as péssimas condições de trabalho na USP em 2005. Foi uma luta de trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da limpeza.

Debate na Unicamp: Revolta Popular e Intervenção Imperialista nos Países Árabes

03 May 2011 | Nessa quinta, dia 5 de maio, as 14 horas, no Auditório do IEL - Unicamp. Mesa com Simone Ishibashi(LER-QI), Fábio Bosco(PSTU), José Reinaldo(PcdoB) e Pedro Fuentes(PSOL).

Mais publicações: