Quinta 28 de Março de 2024

Educação

Campinas: Professores se manifestam contra as demissões e fechamento de salas

12 Feb 2015   |   comentários

Os professores da rede estadual de ensino realizaram um importante ato contra diversos ataques à educação pública.

Os professores da rede estadual de ensino realizaram um importante ato contra diversos ataques à educação pública. Mais de 50 pessoas se somaram à mobilização, incluindo professores de outras cidades, como Santo André e São Paulo, o Centro Acadêmico de Ciências Humanas da Unicamp (CACH) e do vereador Paulo Búfalo do PSOL.

O ato foi recebido por uma representante da Diretoria Oeste, onde conseguimos levar nossas reivindicações. Após essa reunião, o ato marchou até a Avenida das Amoreiras para conversarmos com a população sobre as reais condições da educação que o governo quer oferecer às crianças e jovens da classe trabalhadora.

O ato foi convocado em resposta a uma série de ataques do governador Geraldo Alckmin (PSDB) à educação pública. No final do ano passado, 21 mil professores foram demitidos e nesse ano quase 3000 salas de aula foram fechadas. Resultado disso é a diminuição direta da qualidade do ensino, já que com quantidades excessivas de alunos por sala de aula o processo educativo fica comprometido. Para agravar a situação, o governo do Estado de São Paulo cortou uma série de verbas destinadas à escola, além de não convocar os professores aprovados no concurso, os contratando de forma temporária e precária.

Nós, do Professores pela Base-Movimento Nossa Classe, fomos linha de frente na convocação desse ato. Mantemos o compromisso de continuar dedicando nossos esforços para mobilizarmos cada vez mais a categoria. Infelizmente, a direção majoritária da APEOSP postergou a primeira assembleia apenas para o dia 13 de março.

Não podemos esperar para nos mobilizarmos, é necessário que continuemos ampliando a mobilização, com outros atos regionais, para construirmos uma greve que de fato consiga melhorias para as escolas e possa derrotar os governos. Ao final do ato, gravamos uma mensagem de apoio à grande greve dos professores e dos funcionários públicos, que enfrentam ataques similares efetuados por Beto Richa (PSDB), gritando em alto e bom som: “façamos como os professores do Paraná”!

Dia 24 de fevereiro, estaremos na Praça da República em São Paulo, dando sequência à preparação dessa grande luta.

Artigos relacionados: Campinas , Educação









  • Não há comentários para este artigo