Quinta 28 de Março de 2024

Nacional

Campanha em defesa do Sintusp e da unidade dos funcionários da USP

05 Dec 2004   |   comentários

Nas eleições que ocorrem em novembro para renovação da direção do Sintusp ’ Sindicato dos Trabalhadores da USP ’, concorre apenas a Chapa 1, constituída por uma parcela dos atuais dirigentes sindicais e trabalhadores que estiveram à frente da greve da USP. Uma segunda chapa foi impugnada por não cumprir os requisitos estatutários, e mesmo recorrendo à justiça burguesa teve suas ações indeferidas porque os juízes entenderam que esta chapa não estava de acordo com o estatuto do sindicato. Não contentes, os dirigentes da Chapa 2 recorreram novamente à justiça, mas agora para exigir a dissolução do Sintusp, com argumentos vergonhosos em defesa do Estado burguês e contra a organização independente dos trabalhadores, afirmando que “soberano é o Estado que pode impor normas legais às associações...” e, por isso, deve impor “a dissolução da entidade [Sintusp]...” .

Estes argumentos são os mesmos usados pelos velhos pelegos que funcionavam como agentes policiais nas organizações operárias para defender o Estado capitalista e a dissolução das organizações operárias quando não podiam controlá-las. Mas, os novos pelegos que pretendem “dissolver o Sintusp” são militantes da corrente petista Democracia Socialista, ligada ao Secretariado Unificado e à LCR francesa. Essa corrente é hoje parte integrante do governo capitalista de Lula e detém diversos cargos no Ministério da Fazenda e tem como ministro do Desenvolvimento Agrário seu dirigente Miguel Rosseto.

A DS, fazendo parte de um governo capitalista demonstra que está se transformando numa organização reformista, ou seja, defensora do capitalismo e do Estado burguês contra os interesses dos trabalhadores. Por isso não é à toa que seus dirigentes sindicais na USP recorram ao Estado para destruir o Sindicato dos Trabalhadores da USP.

Essa corrente política, assim como o PT, vai deixando cair sua máscara de “esquerda” para revelar sua verdadeira face burocrática, reformista, antioperária. Não merece outra coisa que não seja o repúdio dos trabalhadores e dos revolucionários, que devem se colocar incondicionalmente ao lado dos funcionários da USP e do Sintusp para acabar com a influência nociva desses burocratas traidores.

Todos os antigovernistas e antiburocráticos devem defender o Sintusp contra a Chapa 2

Dezenas de piqueteiros da PCO (prefeitura do campus da USP), da Faculdade de Educação Física, do Centro Saúde-Escola e outras unidades de trabalho lançaram um chamado aos funcionários da USP para que se unifiquem na defesa do sindicato contra os ataques burocráticos da Chapa 2, dirigida pela corrente governista Democracia Socialista/PT.

Esses companheiros corretamente afirmam que “o Sintusp deve ser dirigido pelos próprios funcionários, livre e democraticamente, para que seja um instrumento político a favor dos interesses da classe trabalhadora e não um instrumento do governo Lula e da reitoria, como pretende a Chapa 2” .

Em defesa do Sintusp e contra os burocratas, os companheiros propõem iniciar uma grande campanha nacional, chamando “a solidariedade ativa dos sindicatos da Conlutas que estão contra a política do governo e da direção da CUT, do Fórum das Seis, Andes e as correntes políticas antigovernistas como PSTU, PSOL, LER-QI e outras” .

Prontamente, nós, da LER-QI (Liga Estratégia Revolucionária ’ Quarta Internacional), que estivemos durante os 64 dias de greve na USP ombro a ombro com os piqueteiros atendemos este chamado e reafirmamos nosso compromisso em defesa dos interesses dos funcionários da USP e da sua organização. Como primeira ação de nossa parte em prol da campanha em defesa do Sintusp e dos funcionários da USP colocamos as páginas do nosso jornal à disposição dos piqueteiros e fazemos um chamado às demais organizações, como PSTU, PSOL e PCO, e principalmente aos sindicatos da Conlutas para que se integrem a esta campanha contra os nefastos métodos burocráticos da Democracia Socialista/PT e sua Chapa 2. É importante dirigir um chamado especial à fração pública da DS “Liberdade Vermelha” , dirigida pela senadora Heloisa Helena e o professor da PUC João Machado, para que se posicionem firmemente contra esta política da organização (DS) da qual ainda fazem parte, apesar de também estarem no PSOL.

Em defesa do Sintusp e da organização dos trabalhadores!
Pela auto-determinação dos trabalhadores da USP!
Abaixo a burocracia dos sindicatos!

Artigos relacionados: Nacional , Movimento Operário









  • Não há comentários para este artigo