Sábado 20 de Abril de 2024

Atentado na França

BÉLGICA, BERLIM E FRANÇA

Europa: das operações “antiterroristas” à ofensiva repressiva

19 Jan 2015 | Nos últimos dias foram realizadas várias operações “antiterroristas” em países como Bélgica, França, Berlim ou Estado espanhol.

Os valores reais da “união nacional” e sua funcionalidade ao imperialismo

17 Jan 2015 | A campanha pela “união sagrada”, tingida de racismo e ódio aos imigrantes, desatada pelo governo Hollande depois do atentado (que junto ao ataque antissemita ao supermercado Kosher em Paris causou 17 mortos), adotada por todo o arco político francês, seus meios de comunicação e (...)

A União Européia contra o “terrorismo islâmico”: um novo cárcere dos povos

17 Jan 2015 | Os noticiários mundiais amanheceram nesta última sexta-feira repletos de “operações contra o jihadismo” em diversos países da Europa. Segundo France Info, 12 pessoas foram presas em vários pontos da região de Paris, e 13 “suspeitos de cometer atentado iminente” foram encarcerados na (...)

ATENTADOS NA FRANÇA

França faz uso de dez mil soldados após atentados em Paris

13 Jan 2015 | A França lançou mão de dez mil soldados no território nacional desde terça-feira, que se somam aos cinco mil policiais adicionais destinados a custodiar locais judaicos, após os dois atentados feitos em Paris, nos quais dezessete pessoas morreram. A Europa discute a implementação (...)

DEPOIS DAS MARCHAS MASSIVAS EM PARIS E TODA A FRANÇA

Um forte balão de oxigênio para Hollande

13 Jan 2015 | A ação presidencial contra os ataques a Charlie Hebdo e o sequestro de reféns em um supermercado judeu, cuja coroação foi a grande marcha republicana com a participação de todos os líderes europeus e outros dignitários, deu um forte impulso para Hollande como nunca desde que assumiu (...)

FRANÇA

Unidade reacionária na marcha de Paris com novos “convidados” que fortalecem a direita

12 Jan 2015 | Sem dúvida, o que motivou a população foi o sentimento de repúdio aos atentados. Mas nada disso interessa de fato aos chefes de Estado dos países imperialistas

Utilizando o clima de terror deixado pelo atentado

Unidade reacionária europeia: Merkel, Cameron, Rajoy e Renzi marcham no domingo em Paris

11 Jan 2015 | Os chefes de Estado da Alemanha (Angela Merkel), Reino Unido (David Cameron), Estado Espanhol (Mariano Rajoy) e Itália (Matteo Renzi) confirmaram sua participação neste domingo na manifestação convocada pelo governo de Hollande com todos os partidos do regime francês após o (...)

Como era o jornal Charlie Hebdo?

11 Jan 2015 | Charlie Hebdo ainda era um jornal verdadeiramente satírico, pós-68, radicalmente irreverente ? Ou foi um jornal que foi mudando com os anos?

FRANÇA

Cem mil marcharam na França

10 Jan 2015 | Na noite da última quarta-feira , 7 de janeiro, mais de 100 mil pessoas invadiram espontaneamente as praças de dezenas de grandes cidades da França. Era a expressão concreta da comoção provocada pelo assassinato de 12 (...)

ATENTADO NA FRANÇA

Um flashback senil da "frente republicana" imperialista francesa

09 Jan 2015 | A brutalidade do atentado ao semanário Charlie Hebdo está revivendo pela primeira vez em anos a "frente republicana" que estava praticamente morta e enterrada como consequência da crise do bipartidarismo francês dos últimos anos. Um flashback da "frente republicana" imperialista (...)

MOBILIZAÇÕES NA FRANÇA’

#CharlieHebdo: manifestações massivas em Paris e capitais europeias repudiam o atentado

08 Jan 2015 | Milhares de pessoas se concentraram em Paris e em outras capitais europeias para repudiar o assassinato dos jornalistas do Hebdo. Foto: Twitter @Fanetin

NOSSA CONDENAÇÃO AO ATENTADO EM PARIS

Contra a loucura reacionária e obscurantista, contra a união sagrada e islamofóbica

07 Jan 2015 | Com dor e assombro tomamos conhecimento do atentado ocorrido esta manhã contra a redação do Charlie Hebdo, reconhecido semanário humorístico progressista.

Comunicado do Novo Partido Anticapitalista (NPA) da França

Uma loucura selvagem e reacionária

07 Jan 2015 | O NPA se solidariza com os familiares e amigos das vítimas, com os jornalistas e os trabalhadores do jornal Charlie Hebdo. Porém, não participamos de nenhuma união nacional com os aprendizes de feiticeiro que jogam com o racismo, que estimulam o ódio contra os muçulmanos e os (...)

ÚLTIMO MOMENTO

Doze mortos em tiroteio contra o jornal de humor “Charlie Hebdo” em Paris

07 Jan 2015 | A sede do jornal humorístico francês “Charlie Hebdo” em Paris, que havia recebido ameaças por publicar caricaturas de Maomé, sofreu atentado a tiros que causou 12 vítimas fatais até o momento, como informa a EFE. “France Info” relata que o tiroteio provocou a morte de doze pessoas e (...)