Quinta 25 de Abril de 2024

Juventude

JUVENTUDE

“As vestes poeirentas de nossos dias, cabe a ti, juventude, sacudi-las.”

29 Apr 2011   |   comentários

Essas palavras de Maiakovski sintetizam o espírito que se abre na juventude junto a novos processos da luta de classes em todo o mundo e que demonstram o solapamento irrefutável de todo o lixo ideológico burguês que nos últimos 30 anos buscou criar uma juventude dócil, cética e arrefecida. A esta tentativa de criar uma “juventude perdida” criada pelo “fim da história, das classes, das lutas e da mudança”, não há mais espaço no real.

Aos mais arraigados ao velho, as juventudes trabalhadoras no Egito e na Líbia demonstram como a única forma de buscar o novo é nas ruas, confiando em suas próprias forças e, ao lado do conjunto dos trabalhadores, derrubando ditadores e barreiras, sejam elas físicas ou ideológicas. Esta mesma juventude árabe, ao lado da européia e de todo mundo, durante muito tempo teve de arcar com o peso de ser a juventude da vitória do capitalismo, aquela que, surda e muda, veria a evolução constante e contínua deste “único sistema possível à humanidade”, suportando sobre seus ombros toda a sua decadência e brutalidade, calada.

Lembrando da poderosa frase que o poeta da revolução criou, em todo o mundo, a juventude tem sacudido as vestes poeirentas de todo o mundo e sido fruto de inspiração a bilhões de jovens que, enfim, despertam à sua vocação transformadora. Desafiam de maneira audaz toda a ideologia da miséria do possível!

Em toda a região do mundo árabe, com os levantes de jovens e trabalhadores contra as miseráveis condições de vida e exploração a que são sujeitos; na Europa com as grandiosas greves gerais em vários países contra a ganância dos capitalistas que visam cortar a carne dos trabalhadores para pagar suas dívidas; nos processos de greve e articulação inspirados nos levantes árabes que se desenvolvem inicialmente na China e outros países; todos estes exemplos demonstram claramente este novo espaço que se abre na consciência da juventude, cujo potencial transformador, como já se demonstrou na história, cria as perspectivas de se abrir uma nova etapa nos tempos, em oposição frontal à decadência do capitalismo mundial.

Artigos relacionados: Juventude , São Paulo Capital









  • Não há comentários para este artigo