Quarta 24 de Abril de 2024

Mulher

Nos dizem: "Anda, vai lavar os pratos!"

As mulheres e o trabalho doméstico

12 May 2004 | Quando os homens querem dizer a uma mulher que ela não é apta para alguma tarefa é comum se escutar: “Anda, vai lavar os pratos!”; como se esse fosse o lugar que lhe pertence. Ainda hoje, quando milhões de mulheres trabalham em fábricas e empresas, como professoras, profissionais etc. as tarefas domésticas permanecem, fundamentalmente, em suas mãos. A jornada de trabalho de uma dona-de-casa supera as 7 horas e se estende também aos finais de semana. Neste artigo são colocados alguns conceitos elementares sobre o trabalho doméstico e o capitalismo. Nas próximas edições abordaremos questões relativas à família, a dupla opressão das trabalhadoras, etc.   |   comentários

O que é trabalho doméstico?

Está comprovado que as mulheres produzem 60% dos bens e serviços que a sociedade consome sem receber salário algum por isso. O valor e o volume do trabalho doméstico não remunerado em todo o mundo equivale a uma soma que oscila entre 35% e 55% do PBI [Produto Interno Bruto] do planeta.

Há quem defina o trabalho doméstico como uma série de tarefas pertinentes à reprodução da vida: cozinhar, limpar, lavar, etc. Entretanto, esta definição não é suficiente já que há trabalhadores que recebem um salário por realizar estas mesmas tarefas. O trabalho doméstico é o que se realiza na família para satisfazer as necessidades de seus integrantes. E além de não ser remunerado, é realizado pelas mulheres.

Por isso, Marx e Engels diziam que, na família, se encontrava de maneira latente uma forma de relação similar à escravidão. “A escravidão na família, embora ainda muito rudimentar, certamente latente na família, é a primeira forma de propriedade, que aqui aliás, já corresponde perfeitamente à definição dos modernos economistas segundo a qual é o direito a dispor da força de trabalho de outros.” E Engels assinalava: “A família individual moderna se funda na escravidão doméstica franca ou mais ou menos dissimulada da mulher (...). O homem é na família o burguês; a mulher representa nela o proletário” .

Porém, enquanto os trabalhadores se sabem explorados, pisoteados e humilhados pela patronal, a opressão das mulheres no trabalho doméstico não é reconhecida como tal: milhões de pessoas acreditam que estas tarefas correspondem “naturalmente” as mulheres apenas pelo fato de ser assim.

O trabalho doméstico e o capitalismo

O capitalismo tornou possível que todos os produtos e serviços que uma família necessita para manter-se se realizassem em escala industrial, que pudessem ser obtidos com dinheiro. O lar deixou de ser a unidade básica de produção e foi substituído pela fábrica. A família operária não produziu mais os meios de subsistência para si mesma e a venda da força de trabalho de todos seus integrantes se converteu na única maneira de sobreviver. Com o desenvolvimento das maquinas, mulheres e crianças foram incorporados às filas dos explorados e isto foi necessário para a sobrevivência dos que foram desprovidos de todos os meios de produção.

Porém se uma pessoa pode comprar sua comida pronta, lavar sua roupa em lavanderias comerciais, etc. qual é o interesse dos capitalistas em que a família continue sendo o “pilar da sociedade” ? por que razão o Estado, as leis, a Igreja, a educação e todas as instituições tentam preservá-la de sua “dissolução” ?

Em primeiro lugar, porque enquanto continua sendo natural que as mulheres são as encarregadas de satisfazer as necessidades da família sem remuneração, então, o capitalista não tem que pagar ao operário pela preparação de sua comida, pela limpeza de sua casa, pela lavagem de sua roupa. O que aconteceria se o proletariado necessitasse pagar estes serviços a terceiras pessoas? Em princípio, teria que lutar para aumentar seu salário, reduzindo os lucros dos capitalistas.

Mas há outra razão pela qual os exploradores defendem com toda a força a família. Todas as sociedades de classe necessitaram prover-se de força de trabalho para ser explorada. Por isso, apesar de que no capitalismo a tendência seja a destruição da família, a mesma ocupa, contraditoriamente, um lugar tão importante. É que através dela se garante a reprodução das novas gerações que engrossarão as filas dos explorados. Por isso, a moral burguesa defende os valores da disciplina, a obediência e a subordinação e reprime a sexualidade reduzindo-a unicamente às funções reprodutivas; valores que são incutidos aos explorados na familia, através da autoridade patriarcal, mediante a opressão de mulheres e crianças.

O Partido de los Trabajadores Socialistas (PTS) é a organização irmã da LER-QI na Argentina, e também faz parte da Fração Trotskista - Quarta Internacional

Artigos relacionados: Mulher









  • Não há comentários para este artigo