Quinta 18 de Abril de 2024

Internacional

ALIANÇA OPERÁRIA-ESTUDANTIL

Apoio aos secundaristas e os trabalhadores ferroviários do Gare Austerlitz

23 Oct 2010   |   comentários

Por Marc Barois, estudante da Escola Normal Superior de Paris e da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, militante do centro acadêmico SUD-étudiant e do “Coletivo por uma Tendência Revolucionária” do NPA.

Dia 19/10, terça-feira pela manhã, estivemos presentes nos piquetes dos estudantes dos liceus secundaristas Gabriel Fauré e Claude Monet, do distrito XIII de Paris. Os estudantes secundaristas são um dos setores mais radicais da luta atual. Por isso, a polícia interviu em um dos liceus, que por orden do reitor se manteve fechado, deixando sob a chuva uma centena de jovens que organizaram uma assembléia. Os estudantes receberam calorosamente, nesta manhã fría de outubro, a solidariedade dos universitarios. No dia anterior, alguns deles participaram da assembléia estudantil da universidade Paris 1 “Panthéon-Sorbonne”, onde se votou hoje o bloqueio.

Mais tarde, participamos da assembléia da Escola Normal Superior de Paris, onde se votou uma moção elaborada no comitê do NPA deste estabelecimento, de solidariedade entre trabalhadores e estudantes, de apoio direto as lutas dos trabalhadores que têm lugar neste momento e a propondo a formação de coordenações inter-profissionais o quanto antes, como a que acontecerá na quinta, dia 21, no distrito XIII.

Uma delegação estudantil da qual fazemos parte foi eleita para participar desta coordenação inter-profissional. No mesmo sentido se votou uma ação de solidariedade com os trabalhadores ferroviários da estação de Austerlitz a pedido deles, para o dia seguinte.
Essa tarde, a coluna da Escola Normal Superior na manifestação inter-profissional foi a maior desde 1995.

Intervimos no dia seguinte na assembléia dos ferroviários de Austerlitz, seguindo a moção votada no dia anterior. Os trabalhadores, em um momento de confraternidade, nos pediram que voltássemos para a próxima assembléia, para brindarem nossa solidariedade.
Ao calor desta greve, estão se forjando laços entre os trabalhadores ferroviários e os estudantes da Escola, cruciais nesta situação, já que os trabalhadores ferroviários são um dos setores mais avançados na luta atual, que conta com o apoio massivo da população.

Artigos relacionados: Internacional









  • Não há comentários para este artigo