Sexta 19 de Abril de 2024

Ana Tossato





TODAS AS PUBLICAÇÕES

20 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM

A oposição cultural na antiga República Democrática Alemã

08 Dec 2009 | No mês de novembro ocorreram comemorações burguesas e debates na esquerda, universidades e afins por ocasião dos 20 anos da Queda do Muro de Berlim.

CULTURA

A arte fora da cerca

16 Feb 2008 | Na sociedade regida pelas leis do capital, a arte é uma área de acesso restrito. Apenas uma ínfima minoria tem condições parciais, tanto do ponto de vista econômico e de acesso, quanto do ponto de vista da compreensão, de (...)

CINEMA

"A Vida dos Outros": a repressão em tons pastéis

27 Jan 2008 | O filme "A Vida dos Outros" se passa em 1984, na Alemanha Oriental e a trama desenvolve-se a partir da personagem Wiesler (Ulrich Mühe), investigador exemplar da polícia política (supostamente secreta) da Alemanha Oriental, a Stasi, encarregado de investigar o dramaturgo (...)

ARTE

Natureza morta: a ascensão burguesa do gênero plástico

06 Jan 2008 | As Naturezas Mortas são comumente identificadas como pinturas que retratam alimentos dispostos à mesa. Mas, na realidade, a idéia de Natureza Morta (ou ainda Stilleben, que é provavelmente a primeira denominação deste gênero da pintura ) está relacionada à retratação/interpretação (...)

A sobra da arte

20 anos de arte contemporânea no Itaú Cultural

29 Apr 2007 | Antes de contemplar as obras, os visitantes se deparam com um dos textos do curador estampado na parede que dá acesso ao início da exposição: “Nada mais contemporâneo que o conceito de multidão. Ali onde antes prevaleciam, por ideologia, a classe e o povo agora surge a (...)

Arte, universidade e mercado

Abaixo essa sociedade espetacular mercantil

24 Mar 2007 | A consigna, uma das inúmeras que foram difundidas durante o processo de lutas contra a sociedade capitalista que o movimento estudantil protagonizou em maio de 1968, na França, não poderia melhor ecoar na sociedade (...)