Sexta 29 de Março de 2024

Alberto Aguirre





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Um ano e meio de governo Lula

05 Jul 2004 | A burguesia e o governo brasileiro entregam todos os anos bilhões para os capitalistas mais ricos do mundo enquanto o povo brasileiro amarga na miséria. No seu primeiro ano de governo, Lula pagou R$ 149 bilhões aos detentores de títulos da dívida interna. “É uma quantia 5 vezes (...)

Um crescimento econômico baseado no aumento da exploração e da opressão da classe trabalhadora

05 Jul 2004 | Para garantir a transferência de riqueza aos capitalistas imperialistas através da remessa de lucros e de juros para o exterior e ao mesmo tempo garantir seus próprios lucros, a burguesia brasileira e o governo Lula lançam mão do aumento da exploração e da opressão da classe (...)

Lula conquista algum crescimento econômico... precário

05 Jul 2004 | Segundo os recentes indicadores do IBGE, o PIB brasileiro apresentou cresicmento de 2,7% no primeiro trimestre de 2004 em relação ao mesmo período do ano passado, e de 1,6% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Especificamente em relação à produção industrial, o mês de (...)

As dificuldades do governo para "administrar" a crise econômica

12 May 2004 | A relativa “administração” da crise econômica em 2003 teve como pilares fundamentais: a recuperação do fluxo de capitais estrangeiros (em sua maior parte especulativos) em função da combinação entre as altas taxas de juros internas e as baixas taxas de juros nos EUA e nas outras (...)

As direções sustentam o governo e barram a ação independente das massas

20 Mar 2004 | O governo Lula e o PT foram eleitos em base a três pilares centrais que podemos identificar como: um projeto reformista com relação à política-econômica, um projeto de ampliação e fortalecimento das políticas públicas aplicadas pelo Estado na chamada área social, e um perfil de (...)

Governo Lula descarrega brutais ataques sobre as costas dos trabalhadores

20 Mar 2004 | Os escândalos de corrupção envolvendo o governo Lula, somados às pressões inflacionárias , que têm surgido no início do ano, e ao risco de que o aumento de juros nos EUA reverta as atuais condições de fluxo de capitais para o Brasil têm provocado abruptas oscilações na economia, (...)

"Euforia do crescimento" prepara ataques aos trabalhadores

15 Feb 2004 | O governo Lula, o PT e a maioria da burguesia e seus economistas têm feito todo um alarde em torno de um suposto “crescimento econômico” de 3,5% a 4% para o Brasil em 2004. No entanto, esse “crescimento econômico” que eles projetam para 2004 não significará de forma alguma à (...)

Contra a divisão das cúpulas na discussão sobre o novo partido

O novo partido deve ser controlado pelas bases, onde o verdadeiro poder de decisão seja dos próprios trabalhadores

14 Nov 2003 | Temos assistido nos últimos meses a um debate importante no seio da esquerda brasileira sobre a construção de uma nova ferramenta política dos trabalhadores.

Contra as medidas do governo Lula - Alencar

Os trabalhadores começam a lutar

06 Jul 2003 | O descontentamento de setores das classes oprimidas do país começa a se manifestar frente à nova situação gerada pela orientação à direita do governo, e o não cumprimento das mudanças esperadas pelo povo.

Quatro meses de Lula e Alencar

Governando para os patrões e nenhuma medida a favor do povo

11 May 2003 | Em função de alguns indicadores econômicos, o governo tem declarado que está começando a “arrumar a casa”, como afirmou Palocci na reunião com o FMI em Washington semanas atrás. Na verdade, se trata de que o governo tem conseguido até agora “administrar politicamente” a crise (...)

Uma discussão estratégica com a direção do PSTU

11 Mar 2003 | O PSTU é um partido que tem influência em uma parte significativa da vanguarda. Expressão evidente disso é o papel que cumpre na direção de importantes pólos do movimento operário industrial, como São José dos Campos e Contagem, onde tem influência sobre um importante setor de (...)