Sexta 19 de Abril de 2024

Afonso Machado





TODAS AS PUBLICAÇÕES

A crueldade deve tomar de assalto o teatro brasileiro

21 Mar 2015 | o Teatro Oficina encena o texto “Pra dar um fim no juízo de deus”, redigido pelo poeta e teatrólogo francês Antonin Artaud. O espetáculo, que entra em cartaz no dia 21 de março na cidade de São Paulo, coloca em cena uma concepção teatral que há décadas influencia o teatro de José (...)

Pablo Picasso em São Paulo

16 Mar 2015 | A mostra Picasso e a Modernidade Espanhola, que entra em cartaz no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) a partir do próximo dia 25 de março, traz um importante panorama da arte moderna espanhola.

Mário Pedrosa: o “arauto das vanguardas” de volta às livrarias

07 Mar 2015 | É num bom momento que a editora Cosac&naify lança, no final deste mês de março, duas bombas contendo escritos do crítico militante Mário Pedrosa.

Um Homem Com Uma Câmera Digital

28 Feb 2015 | Estar com a câmera em punho é tão politicamente eficaz quanto o cartaz e o panfleto. Na greve ou na passeata, a experiência audiovisual pode ser aliada do proletariado na construção de um olhar revolucionário.

Arte e internacionalismo

21 Feb 2015 | A própria confusão existente entre a contribuição dos componentes contraculturais assumidos, em parte, por militantes trotskistas nos anos setenta e os esquemas comerciais da indústria fonográfica, mostra que a memória do trotskismo em seu âmbito cultural deve ser não apenas (...)

O som da militância: canção, marxismo e outras transas

15 Feb 2015 | O marxismo não é uma camisa de força, mas uma concepção filosófica que permite a eles entender que a música não pode se salvar sozinha, isto é, fora de um projeto político revolucionário. A inalienável liberdade do músico que desconhece restrições de fronteira nacional existe dentro da (...)

Pagu: a literatura revolucionária sem rugas

08 Feb 2015 | A reedição do livro Pagu: vida-obra, ocorrida no segundo semestre do ano passado, é um acontecimento editorial que merece neste início de 2015, maior atenção por parte da esquerda brasileira. Organizado por Augusto de Campos, o livro que em 1982 saiu pela Brasiliense foi reeditado (...)

Estética e a Revolução cultural permanente

07 Feb 2015 | O conceito de Revolução permanente enquanto aspecto central do trotskismo, está longe de restringir-se aos âmbitos político e militar. Tais dimensões não se separam de uma radical transformação do modo de vida, em especial das formas de percepção da classe operária. A questão (...)