Quinta 18 de Abril de 2024

A 90 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA

A propósito da mitologia criada por seus detratores

15 Jan 2008 | Toda vez que se completa um novo decênio da revolução russa se coloca uma grande polêmica, onde saem livros de história, artigos nos jornais, onde para a burguesia e seus ideólogos é chave tentar apagar todas as lições e conclusões que a classe operária pode tirar da primeira ocasião (...)

A REVOLUÇÃO RUSSA E O BRASIL – PARTE IV: O MOVIMENTO OPERÁRIO E OS ANOS 1917-1920

Ano Vermelho: A greve geral de São Paulo

12 Dec 2007 | A especificidade dos anos 1917-1920 encontra-se na extensão profunda do ascenso das massas urbanas e do proletariado em particular. A “questão social”, colocada no cenário estratégico do desenvolvimento capitalista no Brasil não poderia fugir dos vultuosos embates de classes, (...)

90 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA

Entrevista com Ariane Díaz

11 Dec 2007 | Membro do comitê editorial da Revista Lucha de Clases e da Equipe de Coordenação do Instituto do Pensamento Socialista – IPS “Karl Marx”. Formada em Letras (UBA), com especialização em temas filosóficos e culturais.

ESPECIAL 90 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA

Um debate de estratégias

11 Dec 2007 | Conferência pronunciada pelo companheiro Emilio Albamonte, dirigente do PTS argentino e da Fração Trotskista (FT-QI), na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, no dia 27 de novembro passado, em uma sessão de homenagem aos 90 anos da Revolução (...)

A Revolução Russa e o Brasil – Parte III

Teses sobre o anarquismo (1906 -1914)*

09 Nov 2007 | Em nosso último artigo dessa sessão especial do Palavra Operária sobre os impactos da Revolução Russa no Brasil, que indicava algumas das tentativas da social-democracia em organizar partidos operários no país, assim como as dificuldades encontradas, utilizamos uma definição (...)

Debate

A Mulher e a Revolução na Semana de História da PUC-SP

09 Nov 2007 | No dia 18/10, com a presença de 200 pessoas, o Centro Acadêmico de Ciências Sociais da PUC-SP, Gestão Primavera de Praga, impulsionou o debate "A Mulher e a Revolução" como parte das discussões da Semana de História.

RÁDIO PALAVRA OPERÁRIA - PROGRAMA #01

90 anos da Revolução Russa

28 Oct 2007 | Sobre a Campanha dos 90 anos da Revolução Russa. Plenária sobre a Mulher com Andrea D'atri, do PTS. Mara, do Hip Hop, na Seção Gritos.

Semana “História , Arte e Revolução” na PUC-SP

Debate de estratégias em homenagem à Revolução Russa

23 Oct 2007 | Entre os dias 16 e 19 de outubro aconteceu na PUC-SP a Semana “História, Arte e Revolução”, promovida pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais – Gestão Primavera de Praga, composta por militantes da LER-QI e independentes, em parceria com a Boitempo (...)

A Revolução Russa e o Brasil - Parte II

A social-democracia e a transição ao anarquismo

20 Sep 2007 | É muito comum e difundida a idéia de que o movimento operário brasileiro começou com a imigração e com o movimento anarquista. Além de grosseiro erro histórico, sua aceitação contribui para negar o caráter da exploração capitalista que existia em vários ramos da produção neste período (...)

Todo poder aos soviets! Todo poder aos trabalhadores!

20 Sep 2007 | "Camaradas! Confesso que me surpreendem os motivos pelos quais os mencheviques, os socialistas-revolucionários querem rejeitar a consigna 'Todo poder aos Soviets!' (Interrupção: 'a consigna vem da Alemanha!')"

O levante de julho

08 Aug 2007 | No 67º aniversário da morte de Leon Trotsky, assassinado pelo stalinismo em 21 de agosto de 1940, o homenageamos com a abertura de uma seção do Jornal Palavra Operária na qual publicaremos textos inéditos de Trotsky em (...)

A 90 anos da Revolução Russa

08 Aug 2007 | "Fevereiro de 1917. Explode a revolução mais violenta de todos os tempos. Em uma semana a sociedade se desfaz de todos os seus dirigentes: o monarca e seus homens da lei, a polícia e os sacerdotes; os proprietários e os gerentes, os oficiais e os amos. Não há cidadão que não se (...)

A Revolução Russa e o Brasil

08 Aug 2007 | Nesta edição de nosso jornal iniciaremos a elaboração de artigos históricos sobre os impactos da revolução russa no Brasil. Como forma de introdução a esta série de reflexões, buscamos indicar, grosso modo, algumas das definições desta etapa de formação política e organizacional do (...)

A 90 anos da Revolução Russa

09 Feb 2007 | Petrogrado, noite de 25 de Outubro de 1917: são ocupados os pontos mais estratégicos da cidade. Seguindo a resolução tomada no Soviet de Petrogrado, as principais vias de acesso, transportes, comunicações e os prédios públicos são tomados pelos trabalhadores, camponeses e (...)